Foto: Nathália Schneider (arquivo Diário)
Na próxima semana, no dia 1º de fevereiro, começa a substituição dos 630 contêineres de coleta de resíduos de Santa Maria. A troca dos itens será gradual, a partir de um cronograma elaborado pela prefeitura, com início pela região central da cidade. A estimativa é que todos os contêineres sejam trocados em dois meses.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O superintendente de Serviços Públicos de Saneamento, Ivan Nazaroff, afirma que, além de serem feitos de material mais resistente e com sistema antichamas, os novos contêineres também serão completamente vedados e terão sistema de amortecimento para redução de barulho na tampa e no pedal.
– A substituição é prevista porque os contêineres hoje utilizados em Santa Maria são originários do contrato de 2016 e não estão mais em condições de uso. O recurso para a substituição dos contêineres está incluído no custo mensal do contrato. Então, não há investimento específico do município para essa troca, pois já está inclusa na taxa de coleta de resíduos paga pelo contribuinte – esclarece o superintendente.
- Após 15 anos, coleta com contêineres avança, mas ainda enfrenta problemas antigos
- Novo contrato da coleta de lixo prevê a troca dos 630 contêineres e investimento de R$ 10 milhões por ano
A troca vai começar pelas ruas Venâncio Aires, Andradas, Doutor Bozano, Acampamento e Avenida Rio Branco. Após concluída esta etapa, a previsão é seguir pelas avenidas Presidente Vargas, Ângelo Bolson, Dores e Medianeira. Na sequência, as equipes vão trabalhar na substituição dos itens nos demais bairros.
Além da troca de contêineres, também será renovada a frota de caminhões utilizados no serviço de coleta de resíduos, de limpeza e de manutenção destes itens.
Empresa responsável
A Cone Sul Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul, venceu a licitação e é responsável pela coleta de resíduos em contêineres de Santa Maria. A empresa já prestava o serviço na cidade desde 2016. O novo contrato começa em 23 de fevereiro de 2024. Por mês, o município vai pagar cerca de R$ 852 mil, e, por ano, mais de R$ 10 milhões para a coleta dos resíduos dos contêineres.
Com informações da prefeitura de Santa Maria